BLOGGING E A INTERNET VOLTANDO ÀS RAÍZES


Eu não sei dizer ao certo, mas imagino que, você aí que está lendo esse blog foi uma criança feliz nos anos 2000. Se não chegou ainda aos 30, está bem próxima e tem sofrido do que parece um ataque coletivo de nostalgia.

Tanta coisa tem ressurgido nas cinzas nos últimos tempos. A estética das câmeras analógicas fez tanto sucesso no Instagram que elas simplesmente voltaram. Do nada um monte de gente usando calça de cintura baixa, mini saia e muito jeans. Gloss labial incolor, presilhas, tic-tacs e bandanas coloridas em cabelos com mechas. Quanto mais nostálgica a série, melhor e até as músicas estão trazendo de volta a energia dos anos 2000. O neon está chamando atenção de novo (justo agora que mudei o nome do blog) e até os Ursinhos Carinhosos estão aquecendo corações gelados novamente.

No meio disso tudo, eu que sempre gostei de acompanhar as tendências da internet, que lia blogs quando pequena e escrevia muito na adolescência, publicava pencas de fotos no flogvip, que vi o surgimento do Facebook, a ascensão do Youtube, a ruína do Orkut, o delírio do Twitter e o boom do Instagram, sinto que o blog vai voltar. Talvez não como antes, mas terá seu renascer.

Embora por alguns momentos a gente previa o declínio total dos blogs diante do avanço de todas as outras plataformas de mídia social e conteúdo, eles já estão experimentando um ressurgimento notável. Inclusive, as blogueiras que eu mais acompanhava, lá na oitava série, estão super vivas e dando fortes indícios de que o retorno a blogosfera faz parte dos planos, sim!

Em um mundo ultra tecnológico onde a informação é super abundante, mas muitas vezes dispersa e até efêmera, os blogs oferecem uma voz única e autêntica. Isso porque nos blogs nós, os autores, podemos compartilhar nossas paixões reais, experiências e conhecimentos de uma forma pessoal, significativa, sem filtro e não com foco em "viralizar", mas em compartilhar, de fato. Enquanto as redes sociais estão sendo dominadas por algoritmos impessoais e conteúdos ocasionais, os blogs permitem uma conexão mais profunda e duradoura - oi, mãe! - entre os criadores de conteúdo e seus leitores.

(Veja bem, acabei de falar que ainda acompanho as blogueiras de quando eu estava na oitava série e lia Capricho, pô, estou com 28 anos, quer relacionamento mais longo que isso? Case).

Então, assim como eu, muita gente por aí está com saudade da autenticidade e da profundidade dos conteúdos lá de trás. E essa é uma das principais razões por trás do ressurgimento dos blogs. As pessoas estão cada vez mais cientes da importância de fontes confiáveis e conteúdo genuíno. Já deu de publi velada elogiando restaurante ruim no TikTok. Get ready with me com roupa de qualidade péssima e skincare com produtos que a influenciadora nem usa no dia-a-dia. Os blogs são como um antídoto para a superficialidade e a saturação de informações rápidas e opiniões dissimuladas.

Em suma, os blogs estão vivenciando um renascimento em uma era digital cada vez mais fragmentada e frenética. Eu espero que você também esteja com sede e saudade de toda essa autenticidade, porque estou bem animada em estar escrevendo aqui novamente e gostaria que você acompanhasse. 

Nos vemos de novo, em breve.