Talvez você se lembre daquela música do Hoobastank que diz assim "I've found a reason for me, to change who I used to be. A reason to start over new, and the reason is you". Lembra? Então, nos últimos dias eu me esgotei de tanto ler matérias e postagens sobre essa tal série chamada 13 reasons why. E uma coisa que chamou a minha atenção é que todos os links de textos sobre ela compartilhados no meu Facebook tentavam me convencer de duas coisas: que a série é muito boa e que eu não devo ser o porquê de alguém.
Eu ainda não assisti a série e pra falar o que vim falar nem preciso ter assistido. Vim pra dizer que você deve, sim, ser o porquê de alguém. E antes que algum fulano venha debater nos comentários dizendo que eu não entendi os textos, eu lanço a seguinte quote.
Nunca irei a uma manifestação contra a guerra, se fizerem uma pela paz chamem-me.
Por que isso? Porque falar de coisa ruim atrai coisa ruim e lutar por coisas ruins - ainda que contra - coloca os holofotes sobre a ruindade e as pessoas acabam prestando atenção apenas nisso. Uma pessoa não praticar bullying não a torna uma boa pessoa. Não ser o motivo pelo qual alguém se suicidou, ou se afundou na depressão, não é mais do que sua obrigação. Mas eu quero te incentivar a ser o motivo pelo qual alguém saiu dessa situação. Então mais uma vez seja, sim, o porquê de alguém.
Vou deixar aqui treze atitudes que você pode tomar a partir de hoje e que poderão te tornar a boa razão de alguém.
- Pergunte às pessoas com as quais você convive, se elas estão bem. Não de forma automática e sem expressar interesse, mostre que se importa em saber se elas estão bem de verdade.
- Procure elogiar as pessoas. Um elogio por dia é sua meta, mas você deve ser sincero. Não fale que o penteado ficou bom se não achar isso, a pessoa pode perceber a falsidade. Se o cabelo não está bom, elogie a roupa, ou sorriso, ou o brilho dos olhos. Alguma coisa elogiável vai ter.
- Aprenda a ouvir. Será que você não fala demais? De repente o seu amigo está precisando desabafar, mas nem tem coragem de comentar isso porque você não dá uma trégua.
- Convide a pessoa para sair, nem que seja para tomar um picolé de um real. Poxa, já é alguma coisa e mostra que você gosta da companhia dela.
- Se você ver, ou fizer, algo que te lembre alguém. Chegue pra essa pessoa e diga: lembrei de você!
- Não espalhe fofocas/comentários/boatos/informações. Falaram mal da sua amiga? Ela ficar sabendo vai trazer o que de bom? Exatamente, nada. Deixe o boato morrer.
- Sorria para estranhos no trânsito, nas filas, na rua. Eu mesma, já me peguei sorrindo por lembrar de um sorriso que uma senhora estranha me deu, acredita?
- Se a pessoa pedir seu conselho, aconselhe. Mas não critique.
- Ofereça ajuda e coloque-se a disposição.
- Faça, de alguma forma, a pessoa entender que a situação tem solução.
- Mostre-a como ela tem valor e como é forte, pois o fato dela estar ali, significa que sobreviveu todos os dias ruins que já teve e com esses não serão diferentes.
- Se você conhece alguém que esteja passando por uma situação difícil, talvez até pensando em suicídio, procure saber quais são os interesses dessa pessoa. E aproveite esses temas para manter uma boa conversa.
- Convide ela para ir até a igreja com você.
Indico: 13 razões para viver.
Em outras redes