LIVRO: JACKABY



    Bom ... vamos lá. Faz milênios que não escrevo sobre algum livro aqui, porque vamos combinar que eu sou meio confusa na hora de por meus sentimentos pra fora. Ainda mais sentimentos literários que são quase sempre muito intensos, não é mesmo? Mas Jackaby merece, a editora Única merece e não, não é jabá. Obrigada. Preciso dizer que sem pretensão alguma, comprei o livro em uma promoção sensacional que a Americanas fez recentemente. Estava para finalizar o carrinho quando vi esse livro nos sugeridos e achei que a capa ma-ra-vi-lho-sa estava ali me chamando. Quando os livros chegaram é que eu fui ler na capa "Para os fãs de Sherlock e Doctor Who" ... foi obra do destino. 

Livro: Jackaby | Série: Jackaby | Autor: William Ritter | Editora: Única | Páginas: 256

Sinopse: “Eu sou um homem de razão e da ciência. Acredito no que vejo e posso provar, e o que vejo geralmente é difícil para os outros compreenderem. Até onde eu descobri, tenho um dom ímpar. Isso me permite ver a verdade quando os outros só enxergam ilusão. E há muitas ilusões, muitas máscaras e fachadas. Como dizem, o mundo todo é um palco e parece que eu tenho a única poltrona da casa, com vista para os bastidores.” Abigail Rook deixou sua família na Inglaterra para encontrar uma vida mais empolgante além dos limites de seu lar. Entre caminhos e descaminhos, no gelado janeiro de 1892 ela desembarca na cidade de New Fiddleham. Tudo o que precisa é de um emprego de verdade, então, sua busca a leva diretamente para Jackaby, o estranho detetive que afirma ser capaz de identificar o sobrenatural. Contratada como assistente, em seu primeiro dia de trabalho Abigail se vê no meio de um caso emocionante: um serial killer está à solta na cidade. A polícia está convencida de que se trata de um vilão comum, contudo, para Jackaby, o assassino com certeza não é uma criatura humana. Será que Abigail conseguirá acompanhar os passos desse homem tão excêntrico? Ela finalmente encontrou a aventura com a qual tanto sonhara. Prepare-se para desvendar este mistério! Um livro destinado aos fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who. Eleito o melhor livro jovem 2014 pela Kirkus Review e um dos 40 melhores YA da estação pela CNN e vencedor do prêmio Pacific Northwest 2015."

    A história é narrada no século XIX, em New Fiddleham, na região da Nova Inglaterra nos Estados Unidos, em primeira pessoa, por Abigail Rook - como o pássaro, ou como a peça de xadrez. Como o prometido, fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who, provavelmente, irão gostar porque trata-se de mistério sobrenatural, se não existia essa categoria, acabei de inventar.
    A personalidade destrambelhada e excêntrica de Jackaby me conquistou, a narrativa é tão agradável que depois de alguns capítulos eu lia e via a cena passar diante dos meus olhos simultaneamente e é ótimo quando encontramos livros assim, com personagens tão cativantes.
    Abigail Rook carrega um feminismo na dose certa. Depois de deixar a casa dos pais na Inglaterra para viver uma aventura como arqueóloga que não deu tão certo, Abigail se vê obrigada a pegar um navio rumo ao outro lado do oceano sem dinheiro, sem nada, algo que soava menos ruim do que voltar para casa e aceitar que não deveria ter saído de lá nunca. Ao chegar em solo americano, a senhorita Rook precisa encontrar um emprego e um teto, não necessariamente nessa ordem e é aí que ela começa a trabalhar para Jackaby como assistente. 
    Como disse, a leitura é agradável, fluída, a linguagem é formalmente simples e os capítulos são curtos. Outra característica legal do autor é que, em alguns momentos, Abigail narra detalhadamente ações do Jackaby, mas acredito que não seja o suficiente pra dizer que varia entre primeira e terceira pessoa, porque nesses momentos ela está narrando o que ela está vendo. Poderia ter mais emoção? Poderia. Mas é o primeiro livro do William Ritter, então não quis cobrar tanto. Por enquanto, Jackaby é uma trilogia, mas no Brasil só temos o primeiro título.