HOLI, FESTIVAL DAS CORES


    Yay! Vocês conhecem, ou pelo menos já ouviram falar do Holi? Também conhecido como Festival das Cores, ele acontece todos os anos na Índia para comemorar a chegada da primavera entre os meses de fevereiro e março. Além dos indianos, pessoas de outros países como Nepal, Suriname e Guiana também adotaram o festival hindu. 


    Lá na Índia funciona assim, na véspera, conhecida como Holika Dahan - a morte de Holika -, fogueiras são acesas para celebrar a memória de Prahlad. E o Holi em si é comemorado no dia de lua cheia do mês de Phalguna, que no nosso calendário é algum dia entre os meses de fevereiro e março, então as pessoas atiram pó de tinta e água uns nos outros e no final está todo mundo colorido. 
    A lenda de Prahlad é a seguinte: o temível Rei Hiranyakashyap, sendo muito vaidoso, queria que todos no seu reino o venerassem, mas seu filho, Prahlad, resolveu adorar outra entidade, Vishnu. Hiaranyakashyap - que nome difícil - então combinou com a sua irmã, Holika, que tinha o poder de não se queimar, que ela iria matar Prahlad entrando numa fogueira com ele em seus braços. O plano não deu certo porque Holika não sabia que a capacidade de enfrentar o fogo só era válida enquanto ela não entrasse acompanhada de outra pessoa. O deus Vishnu reconheceu a bondade e devoção de Prahlad e salvou-o. Com esse final feliz, o festival celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção.



    Esse sábado, dia 25 de novembro, acontece no Parque Ibirapuera o Holi Festival das Cores, começa ás dez da manhã, vai ter abertura, aula de yoga, meditação coletiva, dança e música indiana e coisitas mais. A participação é gratuita, mas se você quiser jogar tinta pode comprar o kit pelo site.
     Ah, o pó é biodegradável, a composição é a base de amido de milho, com corantes orgânicos e não oferece nenhum tipo de risco à saúde humana ou ambiental. Recomenda-se o uso de creme para evitar a absorção da tinta pela pele e óculos para evitar o contato direto com os olhos.